debruçada sobre o mar

debruçada sobre o mar

terça-feira, 26 de abril de 2011

O exercício da autoridade

Na madrugada de 15 de Março de 2010, Nuno Manaças, cantor de rap, não obedeceu à ordem de paragem da PSP, numa operação stop, junto à doca de Santo Amaro. O agente Nuno Moreira, juntamente com quatro polícias, persegui-o até Benfica onde atravessou uma carrinha policial à frente do carro em que MC Snake seguia.
Quando Nuno Manaças se preparava para fazer inversão de marcha e fugir novamente, os agentes saíram da carrinha e Nuno Moreira disparou uma vez para o ar e duas vezes sobre o automóvel, acabando por atingir mortalmente o condutor.
In Público.


Raramente saio à noite. Não gosto, é uma opção minha, tão legítima como quem gosta e opta por sair. Apesar deste facto, já fui mandado parar pela polícia. Foi-me pedida a identificação. Foi feito o teste do “balão”. Tudo normal. A força policial existe para isso, o agente fez o seu trabalho, eu cidadão, cumpri a minha obrigação. A de colaboração e obediência à autoridade que as forças da mesma mantêm, em cumprimento de um mandato que as autoridades por mim eleitas, logo mandatadas para o fazerem, lhe deram (cumprindo-se assim o circulo cívico – elejo e depois cumpro).



Sem entrar por questões jurídicas para as quais não estou (nem quero estar) preparado.


Sem qualquer “questão” quanto ao tal cantor.


Enquanto cidadão que necessita de uma policia forte moralizada e que sinta o apoio de quem serve.

Um polícia tem que ter a protecção, legal, psicológica, moral e cívica, para exercer a sua função e autoridade. O que significa prosseguir e disparar (matando, ferindo ou falhando) um cidadão que se furte à ordem de paragem numa operação policial.


Quem não está disponível para viver numa sociedade assim, não está apta para viver em democracia.


Nunca confundir democracia com menoridade de autoridade e do seu exercício.
As condolências para a família da vítima. A solidariedade (porque psicologicamente é difícil a sua situação) para o agente.


In blog pb http://bilessengue.blogspot.com/