debruçada sobre o mar

debruçada sobre o mar

domingo, 24 de maio de 2009

Belenenses é de primeira. Mas vai a águas…

No meu perfil tá lá escarrapachado Belenenses. Portanto o improvável leitor compreenderá:

Pode baixar de divisão. As vezes que baixar. Ou subir. Eu sou e serei Belenenses.

Ser belenenses é uma forma única de gostar de futebol, de torcer. É simpático, descomprometido. Não há belenenses fanáticos. Pode haver e há ferrenhos. Mas somos gente de um enorme desportivismo. Festejamos quase sempre. Se “vamos à Europa” o que já não acontece, se ficamos quase na zona europeia, se safamos da descida…e agora preparamo-nos para festejar o regresso à primeira divisão que é como eu gosto de chamar. (É, sou desligado)

Lembro-me de 1972/73 a época mais perfeita de sempre do futebol Pátrio e inicio da minha paixão pelos pastéis, em que o Benfica do “Maior de sempre” Eusébio (confesso o meu segundo clube) ficou em primeiro sem derrotas e o Grande Belém em segundo.

Bons tempos. Estava na minha terra natal, havia uma certa ordem, até no campeonato nacional. Sim, nessa altura também tinha-mos o campeonato provincial e o campeonato distrital. (Isso só falando de futebol, porque também havia o hóquei…alguém se lembra dessa modalidade fantástica em que somos apenas a maior potencia histórica?)

Nesse ano, já não me lembro que ganhou o distrital, o provincial foi o FC Moxico.

Voltando ao Belém. Fica a perder esteticamente o campeonato que para o ano não tem o mais bonito estádio do país. Fica a perder tudo quanto é lagarto e lampião que tem menos um jogo perto de casa para ver ao vivo. Fica a perder a liga porque um clube com a história, style e classe está na segunda. Olhando para ao patrocínios (se ainda forem os mesmos) o Belenenses vai a águas.

Enquanto, eles os europeus andam entretidos,
eu voto Clube Futebol os Belenenses.