debruçada sobre o mar

debruçada sobre o mar

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O palhaço: rico ou pobre?


No dicionário: Palhaço 
(italiano pagliaccio, palhaço, bufão, do italiano paglia, palha)  s. m. Actor cómico ou profissional que tem intenção de divertir o público, em especial no circo. Pessoa que diz ou faz disparates ou coisas engraçadas ou que não é habitualmente levada a sério. Mesmo que Bobo. [Depreciativo]  Pessoa que muda constantemente de opinião ou que não merece consideração.

Vamos por partes:

O ilustríssimo e douto comentador enciclopédico chamou palhaço a Sua Exª o Sr. Presidente da Republica.
Não deixa de ser interessante que um senhor que é certamente republicano ofenda, pensamos que não foi um gesto carinhoso, o “tabuistico” professor Aníbal Silva, cidadão que foi democraticamente eleito presidente da república.  É certo que a república é em Portugal um regime ilegal democraticamente falando, pois o povo nunca foi chamado a pronunciar-se para validar (ou não) da proposta resultante de um golpe de estado. Mas também não deixa de ser verdade que se não de jure, de facto somos uma republica sendo o presidente o seu chefe supremos, aquilo a que chamamos chefe de estado, logo merecedor de respeito. O que não aconteceu. E não estamos a falar de um anónimo no meio da multidão imbecil que aproveita para deitar fora a sua frustração.

Pergunta: O que seria se uma figura publica assumidamente monárquica fizesse o que o consagrado escritor fez?

Nota. O autor de tal mimo ao mais alto magistrado da Nação é o tal que disse em tempos que os professores eram os inúteis mais bem pagos da nação. 
Claro que ele estava a excluir os comentadores que dizem imbecilidades e depois não tem capacidade para assumir, vindo escudar-se nos excessos de linguagem fazendo assustados pedidos de desculpa. E se lhe chamassem bêbado, ou drogado….gostaria?

Palhaços sentem-se os eleitores desta indignidade chamada república. Palhaços pobres, com tanto imposto. Palhaços ricos serão outros que por decoro nos abstemos de nomear, para não cometermos o mesmo erro que o ilustre comentador.

Esperemos que não passe tudo de um golpe publicitário. O homenzinho publicou mais um livrinho. O homem vive das coisas que diz, se houver polémica poderá aumentar os espectadores à segunda-feira no noticiário da SIC, justificando os certamente simpáticos honorários que recebe. 

Nota final:

Não nutrimos qualquer simpatia pelo Sr Silva, que foi para nós apenas arma de arremesso contra Alegres Soares. 
Já nos confessamos e penitenciamos...abundantemente.