debruçada sobre o mar

debruçada sobre o mar

domingo, 20 de outubro de 2013

Jordão o Melhor de Angola


Rui Manuel Trindade Jordão natural de Benguela, Angola...
Portugal, a 9 de Agosto de 1952. Na época 1970/71 estreou-se no Benfica a onde permaneceu até 1975/76. Esteve uma época em Saragoça, onde as coisas não correrão bem e voltou a Portugal. Infelizmente foi par o Sporting. Em 1979 foi emprestado ao Jacksonville Tea Men. Manteve-se no Sporting até 84. Em 87 voltou a jogar, desta vez pelo Vitoria de Setúbal, onde se manteve duas épocas. Foi chamado 43 vezes à selecção e marcou 15 golos. Participou na “Mini Copa” e no Europeu de 84. Campeão nacional em 1971/72, 1972/73, 1974/75, 1975/76, 1979/80, 1981/82. Taças de Portugal : 1971/72, 1977/78, 1981/82. 1Supertaça Cândido de Oliveira 1982/83. Duas vezes melhor marcador nacional.

O Gazela Negra é para mim o melhor jogador de futebol nascido na minha terra. Sou seu incondicional fã. Lembro-me dele na equipa mágica de Hagam o mago e seus feiticeiros, que encheram a minha infância com um tri campeonato e um deles sem derrotas. Lembro-me da “injustiça que lhe fizeram ao achar que era o “novo Eusébio”. Estavam enganados. Era o único Jordão. Se não pude “ver” Pantera, “pude ver” Gazela. Era notável. Jogava bué. Só tinha uma coisa que me irritava. Podia fazer uma época miserável, contra o Benfica, transformava-se, jogava sempre bem. Bem de mais.


Lembro-me de um golo, não si contra quem, no velho Alvalade que de costas para a baliza. No “bico” da pequena área recebe um cruzamento, contorce-se e cabeceia em voo, enviando a bola no canto oposto. Se fechar os olhos, ainda vejo a imagem a preto e branco, conforme passou na altura.


Em 2001, concluiu Pintura e Desenho, Introdução à Historia da Arte, Historia da Arte do século XX, Temas de Estética e Teorias da Arte Contemporânea, na Sociedade Nacional de Belas-Artes em Lisboa.
Obrigado Rui.

Publicado no BD+CC a 3 de Junho de 2012.