debruçada sobre o mar

debruçada sobre o mar

sábado, 8 de novembro de 2014

Christiaan Neethling Barnard. Obrigado.

Christiaan Neethling Barnard  nasceu a 8 de Novembro 1922 (faria 92 anos hoje), em Beauford West, Província do Cabo, União da África do Sul. Actual Republica da África do Sul.
Filho de Adam Barnard ministro na Igreja Reformada Holandesa. Um de seus quatro irmãos, Abraão, morreu de um problema cardíaco na idade de cinco anos. Estudou medicina na Universidade da Cidade do Cabo Faculdade de Medicina , onde obteve seu MB Chb em 1945.

Foi cirurgião cardiotorácico no Hospital Groote Schuur, estabelecendo primeira unidade cardíaca do hospital.   Foi promovido a professor em tempo integral e Director de Pesquisa Cirúrgica da Universidade da Cidade do Cabo.  Três anos depois, foi nomeado Chefe da Divisão de Cirurgia Cardiotorácica dos hospitais de ensino da Universidade da Cidade do Cabo.  Em 1962 promovido ao cargo de Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Universidade da Cidade do Cabo.

O irmão mais novo de Marius Barnard, que também estudou medicina, acabou por se tornar o braço direito de Barnard no departamento de Cirurgia Cardíaca.   Ao longo tempo, tornou-se conhecido como um cirurgião brilhante, com muitas contribuições para o tratamento de doenças cardíacas, como a Tetralogia de Fallot  entre outras. 

Foi promovido a professor de Ciência Cirúrgica do Departamento de Cirurgia da Universidade da Cidade do Cabo, em 1972, no mesmo ano operou com sucesso a “um Fallot” o autor deste blog permitindo que continuasse a viver até agora, pelo que presto a já várias vezes pensada sentidíssima homenagem e agradecimento.

Morreu a 2 de Setembro de 2001 e estará na presença de Deus, certamente.

Um enorme obrigado. 

Foi uma das pessoas que tornou este mundo melhor na sua passagem por ele.
Para mim um privilégio ter estado várias vezes com ele.    

Barnard afirmou que a razão de nunca ter ganho o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina  foi, provavelmente, ser um “ Sul-africano branco”.