debruçada sobre o mar

debruçada sobre o mar

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Instrumentos assessórios do Nuno...

Para o Sr. Ministro da Educação “dotar os jovens, em todo o seu percurso de estudo, das ferramentas que lhes permitam ter uma capacidade e uma liberdade de escolha nos momentos decisivos», significa Português, Matemática, Inglês, Física, História e Geografia. (Do discurso de tomada de posse do presidente de um Instituto Politécnico)

Claro que a educação do raciocínio não matemático e/ou linguístico não tem importância. A Filosofia, a Moral, a Ética, não são instrumentos que capacitem a liberdade e substanciem a decisão.   

O ensino da arte, ou da sensibilização para a arte como objecto indispensável para uma vida plena e equilibrada, que desperta a sensibilidade e humaniza o Homem, também não são ferramenta.

Claro que a prática desportiva e a aprendizagem da consciência do corpo que a aula de E. Física  dá, ou pretende dar e que colabora directamente com a gestão de energia e concentração na escola, não é um instrumento... 

Aliás na sua entrevista recente na televisão, referiu-se a três disciplinas como essenciais, sendo por isso para nós conclusivo que as outras são assessórios.  

Provavelmente teve falta de ensino artístico, de ensino da ética/moral e/ou filosofia, tendo isso gravemente influenciado a sua adesão a defunta e bloquistaoufundadora UDP.


É curioso que quando era um inclinado comentador era mais sensato. Deve ser do ângulo de inclinação do seu plano ao capital….