debruçada sobre o mar

debruçada sobre o mar

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Televisão… mal.

No dia 13 de Maio, ontem portanto, a RTP 1 transmitiu como lhe compete as cerimónias do  “13 de Maio”. Em directo como é óbvio. Um acto litúrgico não é um jogo de futebol, que pode ser transmitido em diferido. Foi o que aconteceu com a “transmissão” da procissão das velas, na vigília do dia 13 de Maio.

Esperei pacientemente, sem saber a que horas eram em Fátima a recitação do Terço e procissão das velas.  Como se trata de uma vigília, não estranhei as horas tardias…

Só quando por curiosidade passei pela TV Canção Nova é que percebi que como qualquer jogo de futebol, estavam a emitir diferidamente.

Não se espera que o segundo canal se torne um canal religioso. É um serviço cívico. Eu e os outros milhões de portugueses contribuintes católicos sustentamos esse serviço. É desrespeito o que a RTP fez. Era obrigação transmitir em directo, porque era sua obrigação transmitir e este tipo de “eventos”, não podem ser em diferido. Está a acontecer e transmite-se ou faz-se uma reportagem necessariamente resumida a contar como foi.

São “eventos” que interessam a milhões de portugueses. É só pensar quantas situações reúnem regularmente os números elevados de pessoas como as peregrinações de Fátima?


Esteve por isso mal a RTP no seu melhor canal.