debruçada sobre o mar

debruçada sobre o mar

domingo, 3 de março de 2013

Quaresma 2013 3º Domingo





















'Há três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não o encontro. Corta-a; para que está ela a ocupar a terra?' Lc13.7 


 Lapidar este versículo. Mas atenção. Não se faz aqui a defesa do utilitarismo que leva em situações extremas há defesa encapotada da dignidade da morte, dando nomes interessantes com eutanásia.

Trata-se da chamada de atenção, firme e directa de Cristo como um método pedagógico habitual, a parábola. 

Trata-se de levar o crente, os discípulos a questionarem-se. Que faço eu? Que frutos dou eu? Para que sirvo? E sirvo? A onde dou? O que dou? Quando e aquém dou? E dou? 

E o que recebo? E acho que tenho direitos? E terei certamente, mas o que devolvo eu daquilo que recebo gratuitamente? Que vida levo? 

Encontrará Cristo fruto em mim se vier procurar? Para que hei-de ocupar a terra? Serei apenas mais um, que murmura e protesta contra tudo e todos, justa e/ou injustamente insatisfeito com o outro? Para que hei-de ocupar a terra? 

Momento de oração: Pela acção do Espírito Santo, nosso Senhor, para que encontremos respostas a estas perguntas, e se for o caso coragem para mudar o que for necessário. Pelos Cardeais, para ouçam corajosamente a voz do Espírito Santo e escolham sabia e santamente o novo Papa. 
Pelo Papa Emérito, a nossa oração também de agradecimento a Deus.