debruçada sobre o mar

debruçada sobre o mar

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Os católicos e os outros…


Na sexta-feira no refeitório da minha escola, quando cheguei ao refeitório, simpaticamente a cozinheira perguntou-me se eu queria o esparguete com galinha. Era para os muçulmanos e tinha sobrado. Fiquei com vontade de dizer: Não obrigado. Eu sou católico. Quero o prato sem carne que a abstinência exige…
Mas sorri por dentro e como até preferia a galinha a outra carne, agradeci e fui logo fazendo as orações de graça pela refeição e as orações de substituição do sacrifício, que nós os católicos temos a graça do Espírito Santo que nos proporciona sabedoria para superarmos as dificuldades e a nossa Igreja, não existe para complicar, mas para nos inspirar. E para mais proibido mesmo… só o pecado. 

Portanto este post, não é sobre a luta interior pelo aperfeiçoamento.

É sobre a discriminação. 

Se eu fosse muçulmano tinha tido direito a um “menu” de acordo com a minha opção religiosa, independentemente do grau de empenho nessa prática. Mas sendo católico, num país onde os sensos continuam a apontar uma percentagem superior a 80% de católicos, não tive qualquer espécie de consideração. 
Acresce, só para benefício da compreensão por parte do leitor, que eu sou professor de moral católica. Não sou um anónimo cristão cujas opções na área são desconhecidas.  Mas ninguém se lembraria de perguntar, quer abstinência?

Isto deve-se a dois factores  O medo do islamismo, disfarçado de tolerância e respeito e a fragilidade dos católicos que de tanto se mostrarem tolerantes e civilizados, deixaram esvaziar o seu espaço.

Fica uma última observação: a escola pública, não é laica? Então porquê toda esta preocupação? E se existe… então porque não a todos…. ???!!!

Voltaremos ao assunto mais tarde....

Prémio mal menor

25 de Novembro

domingo, 18 de novembro de 2012
















We both know what memories can bring
They bring diamonds and rust

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Astrónomos encontram planeta "perdido” no espaço


Um grupo internacional de astrónomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) com participação portuguesa identificou um corpo celeste que será, muito possivelmente, um planeta a vaguear pelo espaço sem uma estrela hospedeira.

Em homenagem ao estado do nosso sofrido país pondera-se a possibilidade de se vir a chamar Portugal.

Já não suporto a greve dos estivadores e greves nos transportes especialmente CP ….
Ultrapassaram em muito o conceito da supremacia do bem colectivo. 
Estão ao nível dos políticos corruptos e incompetentes que supostamente criticam. 

De 15 de Setembro a 14 de Novembro.


Ontem foi dia de greve geral… o povo, arregimentado pela central sindical CGTP considerou insuportável a situação e sem condições de negociação em concertação social e partiu para “uma jornada de luta”.

Será? Ou será que há uma luta pela rua? Uma luta pela oposição. Será que o Sr. Seguro não é, nem pode ser tão contundente quanto seria do agrado a alguns?

Neste humilde espaço da minha ínfima e inconsequente observação, tive ocasião de questionar porque se manifestaram todos aqueles largos milhares a 15 de Setembro. Considerei legítima, mas questionei o momento.  

Ontem, estivemos perante outra “coisa”.

Em primeiro uma palavra de apoio e solidariedade para com a PSP, um abraço ao agente que ficou ferido. Estiveram bem e como cidadão tem todo o meu apoio para reagirem a atentados à sua integridade física. Parece-me a mim que não deveriam ter esperado uma hora diante de arruaceiros profissionais e outros patetas acidentais e deveriam ter carregado no momento em que a primeira pedra saiu da mão da besta que o atirou.

Nos estamos numa democracia, ou pelo menos assim gostamos de dizer, e a democracia, não comporta a arruaça, o atentado a integridade física/moral ou património. Somos um país de gente civilizada e até quando fizeram o golpe de estado a que poeticamente gostam de chamar revolução, tivemos um nível de comportamento cívico apreciável.   

A 15 de setembro tivemos uma lição de humanismo com respeito pelos agentes da autoridade e a manifestação legítima de razões mais ou menos fundadas e justificadas, segundo a consciência de cada um. Uns ovos e tomates contra a sede do FMI, não passa mesmo disso. Uma forma de libertar a frustração marcar uma posição, que não me identificando, respeito.


















Ontem não.

Ontem tivemos uma manif, com contornos de holiganismo no seu trajecto e depois organizadamente, quer dizer, coincidentemente, após a saída dos organizadores do grito dos oprimidos, apareceram os bárbaros. Atacaram as forças da ordem que tinham como função proteger e com razão comprovada, a aviltada casa da democracia, conhecida com Assembleia da Republica.
Depois mais tarde apareceu o chefe da central sindical, com o seu ar de chefe de secretaria frustrado, de semblante inocente repudiar.
Eu fui trabalhar. Não necessito dos cumprimentos do primeiro-ministro.  Não necessito que me encorajem ou felicitem pelo amor à minha Pátria. 

domingo, 11 de novembro de 2012


Deveria ser tri-céfala !!!!

O BE tem direcção bicéfala e paritária. 
Então o bloco da ruptura… onde coloca o terceiro género? 
Paritária quer dizer homem e mulher?...e a terceira via…? 
Deveria ser tri-céfala !!!!

Rostos

Please allow me to introduce myself 
I'm a man of wealth and taste 
I've been around for a many long years 
Stole many a man's soul and faith...



 Pleased to meet you 
Hope you guess my name 
But what's puzzling you 
Is the nature of my game *









































*Excerto de Sympathy For The Devil. Rolling Stones.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A taxa de natalidade em Portugal atingiu o número mais baixo dos últimos 60 anos

Mas paga-se a quem faz um aborto a pedido um subsidio ???!!!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A Madeira está em alerta laranja…

(noticia na net)


Vai para mais de trinta anos… qual a novidade…
90% dos europeus votariam Obama… ???!!? (segundo sondagem)

É natural…

Também votaram Berlusconi, Sousa, Blair, Brown, Sarko, tudo gente boa e competente….

Sou claramente dado a minorias….