debruçada sobre o mar

debruçada sobre o mar

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Meryl Streep the best ever




Chama-se Mary Louise Streep (Summit, 22 de junho de 1949), mais conhecida como Meryl Streep.








É para o humilde autor do não menos humilde blog que esta a ler, a melhor atriz de sempre.





A recordista de nomeações para Oscar. Ganhou em 1983 - Sophie's Choice 2012 - The Iron Lady Melhor Atriz Principal e 1980 - Kramer vs. Kramer, Melhor Atriz Secundária. ~





A nossa homenagem e os parabéns. Obrigado a esta senhora que tantas e tão boas horas de cinema (uma das nossas paixões) nos têm proporcionado.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quaresma 2012 1º Domingo

Jesus esteve no deserto Mc. 1,13

Também nós neste tempo em que vivemos nos sentimos, certamente, num deserto. É o deserto das soluções. O deserto onde o desemprego, o medo do amanhã. O deserto da esperança. Onde a água do alívio escasseia.

Mas a porção das Escrituras da liturgia Eucarística de hoje, termina, com o grito deesperença de João.


Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho Mc. 1,15

Está próximo. À distancia de um sim, nosso. De um gesto, de um…quero Senhor. Quero em mim…

Não será a lotaria no seu maior prémio, a cura imediata ou outra situação de mudança mágica. Mas se esse sim for pronunciado intimamente, a diferença em nós será suficiente para enfrentar o deserto, seja ele qual for.




Momento de oração:

Pelos que no seu deserto, não conseguem encontrar o caminho, consolo, conforto. Para que o Senhor na sua infinita misericórdia os alivie



in Sal terrae Lux mundi

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Intolerante de Ponto



O Carnaval é uma “festa” diretamente relacionada com a Quaresma (período de preparação da Páscoa). Historicamente surge, pela necessidade de descompressão, antes de um tempo (40 dias de penitencia).




A “coisa” evoluiu da forma que constatamos, mantendo-se a dimensão “descompressão”.



E aqui é que o Primeiro. Está a ver mal a coisa.




O argumento da coerência, é certo. Se eliminamos o 5 de Outubro, o que nos parece bem, e o 1 de Dezembro, o que nos parece muito mal, mais dois feriados religiosos por definir (mal também), em nome de um aumento de produtividade, então aparentemente está certo que a fútil tolerância (leia-se, dia que ninguém trabalha) de ponto do carnaval é inaceitável. E foi precisamente isso que o PM fez.



Mas…e há “mas”, nesta coisa. E as zonas onde a época, é um cartaz turístico?




A questão é, neste caso, igual às outras “pontes” todas. O facto de alguém não ir trabalhar, não é necessariamente mau para a economia. Há dinheiro que se poupa em transportes. Há dinheiro que se gasta (para quem sai) em alojamento/refeições, diversões/cultura. Logo há zonas, áreas/sectores de atividade que sobem a produtividade/faturação.




(A memória, remete-me para a semana do feriado de Todos os Santos, que no tempo do guterrismo fechava as escolas. Muito mau para os que depositavam as crianças na escola, e famílias com menos recursos; muito bom para cinemas, ATLs, Algarve em geral.)




Com o Carnaval irá passar-se tudo isto.




É certo que carnaval, tivemos nos últimos seis anos, para não falar mais, mas o povo sobrecarregado de perdas de direitos e rendimentos, necessita de escape. Do pão e circo, não podemos passar para o pão e pancada.